24 de abril de 2024

Exposição do 25 de abril na biblioteca

 





Concurso Giz no Chão "As Cores do 25 de abril"

 Inserido no "Projeto Cultural de Escola 2023/2024" e a propósito das comemorações dos 50 anos do "25 de abril", realizou-se hoje na GEA o Concurso Giz no Chão "As Cores do 25 de abril" no recreio da escola.










Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

 Neste mês de abril (Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância) a Biblioteca da GEA realizou um mural em que reuniu excertos de livros que retratam situações de crianças maltratadas.









Vencedores dos Concursos e Desafios da BE - 2º Período

Sessão de entrega de certificados e prémios aos vencedores dos concursos/desafios mensais promovidos pela Biblioteca Escolar da GEA (2º período).






25 de abril na Sala de Professores da ACO/GEA/ESFA

Para comemoração dos 50 anos do 25 de abril, o Clube da Rádio do Agrupamento de Escolas de Mangualde em articulação com a Biblioteca Escolar decidiu marcar a ocasião de uma forma significativa e organizou uma atividade especial. Assim, decidiu fazer um “programa de rádio” nas salas de professores da ACO, da GEA e da ESFA. Neste programa ouviram-se músicas dessa época e foi retratado o “Dia da Revolução” através da leitura de comunicados do Movimento das Forças Armadas.

Estes espaços (salas de professores), normalmente reservados para planeamento e discussões pedagógicas, transformou-se num cenário de reflexão e celebração. Os professores foram convidados a participar nesta atividade e puderam recordar o 25 de abril, dia que simboliza a liberdade, um valor que deve ser constantemente defendido e sustentado.



23 de abril de 2024

Sessão do Projeto 3H's (Hoje Há Histórias) - 6ºD

Na Biblioteca da GEA decorreu mais uma sessão do Projeto 3H’s (Hoje Há Histórias). Ontem a turma do 6ºD da Professora Ana Paula Cabral teve uma convidada, que foi a professora de educação especial, Paula Fernandes, que leu, explorou e deu a ler aos alunos o livro “As tuas Asas” e excertos do livro “O Cromossoma do AMOR” de Bibá Pitta, nome por que é conhecida Maria Gabriela de Viterbo Pitta Gouveia e Inês de Barros Baptista. A leitura e a exploração destes livros despoletou nos alunos vários sentimentos e emoções, destacando-se o AMOR. Os testemunhos positivos da mãe e restante família de uma jovem com trissomia 21 provam que as diferenças são “o sal da vida” e que “todos voamos de forma diferente”. Esta reflexão acompanhada de exemplos das situações diárias vividas por esta família permitiu dar aos alunos um exemplo excecional de adesão ao ideal da não descriminação das pessoas nas suas diferenças humanas.

Foi uma sessão muito incentivadora para a inclusão e, por isso, agradecemos à professora Paula a sua presença!


















16 de abril de 2024

Jantar Literário

 


Teatro para o 7º Ano

Nesta terça-feira todas as turmas do 7º ano assistiram à peça de teatro "Na companhia de Sophia" pela Companhia de Teatro "Caixa de Palco". Nesta peça foram abordadas obras de Sophia de Mello Breyner Andresen adequadas para o 7º ano. “São contadas várias histórias, dentro de uma só história! Foi feita uma Viagem até à Dinamarca, partimos da Praia e juntamente com o Homero apanhamos boleia com os Três Reis do Oriente, depois de dobrarmos o cabo Bojador, paramos para O Jantar do Bispo, onde ajudamos um bom Homem a encontrar o seu percurso, através de um Retrato sobre as dificuldades e belezas da vida humana.”








Teatro para o 8º Ano

Esta segunda-feira todas as turmas do 8º ano assistiram à peça de teatro " Vanessa vai à luta" pela Companhia de Teatro "Caixa de Palco". Esta peça é baseada no livro “Vanessa Vai à Luta” da autora Luísa Costa Gomes. Esta peça é uma adaptação deste livro que pertencente às metas curriculares do 8º ano, sendo leitura obrigatória no Plano Nacional de Leitura. Esta peça de teatro defende que cada ser é um ser individual e livre. E ser livre é poder escolher o que se quer ser. Ser livre é poder amparar as nossas decisões sem ter quem nos condene. Ser livre é poder decidir se optamos por “a ou b”, mesmo que só porque sim. Ser livre é poder ser criança sem filtros. Ser livre é poder experimentar a nossa luta, mas também a dos outros. Ser livre, é poder brincar com o que “eu quiser”! Porque eu sou o que o meu pensamento me permite ser! Vanessa é esta menina cheia de garra, de astúcia e perspicácia. Cheia de vida e de vontade de ser, simplesmente… ser! Criativa e rebelde e sem medo do que sente e pensa, esta criança vem ensinar-nos que o diálogo é fundamental para a compreensão, crescimento e união, principalmente no seio de uma família.






Cartaz de abril